A espiritualidade é essencialmente, autoconhecimento, é saber lidar com as suas emoções e pensamentos, saber orientar a sua vida de acordo com a sua missão, aceitar os seus defeitos, talentos e qualidades, responsabilizar-se por tudo o que acontece na sua vida, conhecer e integrar as leis do Universo. Saber que somos seres espirituais a viver em corpos materiais. Saber que somos essencialmente energia pois os nossos olhos apenas conseguem ver 5% daquilo que somos. Saber que somos os únicos e verdadeiros obreiros da nossa vida, é saber respeitar o outro, aceitar a nossa dimensão energética e saber utiliza-la em nosso favor, é saber também equilibra-la com o mundo material. Ser espiritualizado é acreditar em si, é acordar todos os dias e fazer algo por um Mundo melhor, é agradecer a cada instante tudo o que a vida nos proporciona. Para uma pessoa verdadeiramente espiritualizada, mesmo as coisas menos positivas trazem consigo etapas evolutivas no seu percurso.

Ser espiritualizado é acreditar na dimensão Universal da vida e não apenas na dimensão terrena e material, é crer em Deus como força suprema e criadora do Universo, é ser solidário e ter compaixão por quem sofre e levar-lhes entendimento e conforto, é ter consciência plena de que tudo o que nos acontece na vida tem uma razão, é saber que tudo está contido em tudo, e que todos somos um só. É cuidar do corpo físico, saber “ouvi-lo” e não lhe inflingir um desgaste prematuro por maus hábitos e vícios. Aceitar o seu envelhecimento como algo natural. Ele é apenas um veiculo, o espírito nunca envelhece.

Resumidamente, ser espiritualizado é ser a sua essência, é buscar constantemente o autoconhecimento e o consequente aperfeiçoamento, saber qual o papel que temos nesta encarnação e o que o Universo espera de nós, é fazer disso o principal objetivo pois tudo o resto é efémero e destituído de qualquer valor sem esse entendimento. A pessoa espiritualizada não pratica espiritualidade, aplica-a.

E agora, para que possa identificar e desmistificar estes conceitos será também importante saber o que não é uma pessoa espiritualizada. Aplicar os princípios da espiritualidade não é fácil, ela contraria muitos dos hábitos enraizados numa sociedade totalmente voltada para os aspetos materialistas. Muitas vezes cai-se em armadilhas e crenças erradas porque estamos sempre a ser confrontados com o nosso ego e com os egos e vontades dos outros.

Uma pessoa Espiritualizada NÃO É:

– Uma pessoa praticante de qualquer religião ou credo, nem tem qualquer conotação com práticas de espiritismo.

– Quem tenta convencer o outro de que é dono da verdade e que as suas práticas são as melhores. É dever de alguém espiritualizado informar, ajudar na busca de cada um, mas cada pessoa terá o seu tempo, ninguém se espiritualiza por vontade alheia. A abertura de consciência é algo que surge na vida de cada um apenas quando tiver de ser, quando sentir essa necessidade, na maioria das vezes isso nunca chega a acontecer, ou a pessoa passa todo o tempo à procura de uma verdade fora de si, confundindo praticas espirituais com espiritualidade, que é algo que se busca dentro e não fora de nós.

– Quem pede constantemente ao Universo que faça tudo por nós. As leis do Universais são implacáveis, só o seu conhecimento e integração permite usa-las a nosso favor, a sua má utilização e aplicação traduz-se sempre em dificuldade, dor e sofrimento, da mesma forma que o oposto gera felicidade, saúde, entendimento e harmonia a todos os níveis.

– Alguém que julga que terá de se isolar do Mundo, de tudo e de todos para conseguir ser espiritualizado. Somos seres espirituais a ter um experiência na matéria, fomos colocados neste planeta para que a possamos transcender, o que não quer dizer nega-la, mas sim integra-la de acordo com os princípios e leis universais.

– Quem apregoa aos sete ventos todos os princípios da espiritualidade, mas depois não os aplica, não medita, não estuda, não pratica o bem. A melhor forma de começar a usar esses princípios é em nós próprios, ter a capacidade de se observar, de percepcionar a cada instante se está a ser levado pelos desígnios do ego. Aprender a observar a diferenças que acontecem quando se rompem padrões, quando se muda a nossa forma de entender a vida e de interagir com os outros e com universo.

– Que não sabe perdoar.

– Quem não distingue pena de compaixão.

– Quem busca a perfeição. A perfeição não existe, o Universo não nos pede que sejamos perfeitos, isso é coisa do ego. Basta sermos nós, aceites com todos os defeitos e virtudes.

– Quem julga e critica os outros. Quem tenta superiorizar-se em relação aos outros.

– Quem aceita viver num mundo aleatório sem conexão como se tudo fosse obra do acaso.

– Que compara a sua evolução com a dos outros. Espiritualidade não é competição, somos seres diferentes, todos temos o nosso tempo para chegar a esse entendimento.

– Alguém que acredita que se transformará num guru ou numa sumidade no assunto. Ser espiritualizado é apenas um compromisso com nós próprios e com o Universo.

– Alguém que ainda não percecionou a diferença entre Amor e Amor incondicional. São coisas diferentes. A lei fundamental do Universo que tudo pode transformar é a lei do Amor incondicional, aquela que vai promover as grandes mudanças na nova era e na transição planetária que já encetamos.

Namastê.
Carlos Dionísio