O que é Meditação

A meditação ajuda a relaxar, diminuir o estresse e aumentar a concentração, faz-nos descobrir quem somos e quais são os nossos verdadeiros propósitos A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental.

Quando pensamos em meditação, logo nos vem à cabeça imagens de grandes mestres budistas, ou de pessoas com grande disciplina emocional. Mas na verdade, está muito longe disso. A técnica é acessível, e você pode incorporá-la de diversas formas na sua rotina.

Quando meditamos, aquietamos a mente e criamos ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo, onde os nossos sentidos são muitas vezes influenciados negativamente. Além do alívio temporário de sentimentos prejudiciais, como estresse e ansiedade, a meditação transforma a nossa maneira de interagir com o mundo, trazendo à tona o melhor de nossa personalidade.

Meditação guiada

Meditação guiada é um processo em que o participante medita a partir das orientações fornecidas por um praticante ou professor especializado. Assim, a meditação guiada costuma ser conduzida pessoalmente ou por aplicações, em que são disponibilizados sons e/ou instruções verbais para que ocorra a meditação.

Meditação guiada para principiantes

Para quem deseja começar a meditar e tem uma rotina acelerada, as aplicações de telemóvel podem ser uma boa opção. Entretanto, para ter uma compreensão abrangente da prática, é recomendável que frequente um curso presencial. Um instrutor poderá aperfeiçoar a técnica, tirar dúvidas e oferecer um suporte para que a pessoa medite em casa de forma adequada. Cada semana de aula pode gerar vivências novas, que enriquecem a experiência da meditação. Após aumentar o conhecimento sobre a técnica, a ajuda de aplicações podem ser uma excelente alternativa, pois há pessoas que preferem estar sozinhas durante a meditação. Além disso, a opção é economicamente acessível.

 

Como meditar

  1. Comece com calma

Um primeiro passo pode ser introduzir minutos de meditação curtos ao longo do dia. Você precisará apenas de um relógio. A dica é começar por programar o seu relógio para despertar após 5 minutos, por exemplo.

  1. Posicione-se de maneira confortável

A posição pode ser sentada numa almofada com as pernas cruzadas e costas retas, deitada ou até em pé. O importante é que você consiga ficar confortável e focado.

  1. Siga uma rotina

A recomendação é tentar meditar no mesmo horário todos os dias, para que comece a tornar-se um hábito fácil de incorporar na vida diária. Sugerimos sempre começar devagar, com cinco minutos diários e ir aumentando gradualmente

  1. Concentre-se ao máximo

Durante esse tempo, a sua tarefa é concentrar toda a sua atenção na sua respiração e nada mais. Sinta o ar a entrar e a sair.

  1. Não se cobre

Se você perder o contato com a respiração e mergulhar em pensamentos durante esse tempo, simplesmente perceba a distração e, gentilmente, traga a atenção de volta para a respiração. Repita quantas vezes precisar.

Praticando de forma correta

Antes de iniciar a meditação, é importante lembrar que ela não é uma prática feita para “desligar a mente”. É um erro comum entre iniciantes é acreditar que eles devem barrar todos os pensamentos, sejam eles bons ou ruins. O que devemos fazer é redefinir a forma que lidamos com as nossas reflexões. Precisamos ter uma relação saudável com nossos pensamentos, não nos apegando à primeira coisa que nos vem à cabeça. Na hora de meditar, o mais importante é estar focado no presente, deixando as ideias irem e virem.

Preparar o ambiente

Não há um cenário ideal para meditar. O importante é que a prática ocorra num lugar confortável e longe de distrações. Preocupe-se mais com as suas roupas e certifique-se de que elas não irão trazer incômodos enquanto estiver concentrado.

Entretanto, caso você goste de tornar o ambiente “temático”, é possível trazer alguns objetos que garantam o seu conforto durante a meditação e potencializem a experiência a um nível estético.

Usar almofadas

As almofadas “Zafu” ou “Fon” são um dos itens interessantes para meditar. Por serem redondas e firmes, elas permitem que você continue na mesma posição durante toda a duração da prática, sem sentir desconfortos.

Usar aromas

Acender um incenso ou utilizar um spray de ambiente, como por exemplo, algum que tenha florais de Bach, pode tornar a experiência ainda mais agradável.

Música para meditação

Além dos objetos, você pode colocar música enquanto medita, que o façam sentir uma atmosfera serena. Acender algumas velas também pode ser um atrativo adicional. É importante relembrar que essas recomendações são apenas isso – recomendações, e não precisam fazer parte da prática.

Horário para meditar

Cada pessoas precisa descobrir seu melhor momento para aquietar a mente. Às vezes, durante o dia, basta um respirar profundo e consciente para esvaziar algo menos positivo que estejamos a viver.

Técnicas de meditação

Meditação transcendental

Não requer concentração ou contemplação: a meditação transcendental é baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.

A técnica é laica, não envolvendo mantras. Comumente, essa meditação é feita em 20 minutos, duas vezes ao dia.

Com o auxílio de um profissional, um procedimento é adotado logo no início da prática, fazendo com que o cérebro, de forma natural, tenha sua atividade reduzida. É possível encontrar estúdios focados em meditação transcendental para aprender mais.

Meditação Shinsokan

A meditação Shinsokan é contemplativa, sendo um estilo que leva em conta o lado espiritual para aqueles que possuem crenças.

A técnica tem origem japonesa e tem como foco fazer com que o praticante transcenda o mundo material, e possa aceder a pensamentos elevados e à verdadeira essência humana.

Meditação mindfulness

A meditação mindfulness (ou meditação da atenção plena) é uma técnica de meditação laica, ou seja, que independe de crenças religiosas. A prática pode ser adotada por qualquer pessoa e tem como principal objetivo treinar a mente para estar focada no presente.

“Não é necessário recitar mantras. Basta ter alguns minutos para fazer uma pausa e cuidar de si”. Quando realizamos a técnica, aprendemos a “autogerenciar-nos”, tendo consciência de nossas emoções e evitando reagir a situações estressantes com impulsividade.

A prática não se resume apenas à meditação: “Ela também significa uma atitude, um estado mental e até um estilo de vida focado na presença, na atenção e na descrição de fatos sem julgamentos ou rótulos”.

Zazen (Zen-Budista)

O Zazen é uma forma de meditação budista que se pratica com a pessoa sentada. “Za” significa sentar-se e “zen” refere-se a um estado de concentração profunda.

Meditação Vipassana

A meditação Vipassana surgiu do budismo e sua intenção é oferecer ao indivíduo uma visão realista de tudo o que nos cerca: relações, objetos e sentimentos.

Por meio da concentração, quem pratica deve tentar alcançar um estado mental equilibrado, libertando-se de frustrações.

Meditação Hoponopono

A meditação Hoponopono é uma técnica havaiana cujos participantes acreditam ter poder de cura. O nome significa “colocar em ordem ou limpar aquilo que não serve”, o que justifica o objetivo desse estilo de meditação: responsabilidade e perdão para que haja gratidão e alegria.

São utilizados mantras que apresentam, em diversos momentos, quatro frases sequenciais: “sinto muito”, “perdoa-me”, “amo-te”, “eu sou grato”. A ordem das frases visa o processo gradual de autoconhecimento, de forma que o participante absorva a situação que lhe incomoda (“sinto muito”), demonstre o desejo de purificá-la (“perdoa-me “), reconheça a luz interna que existe em si e no outro (“amo-te “) e perdoe-se e purifique-se (“eu sou grato”).

A ideia de cura é associada à limpeza de memórias de dor, traumas, condicionamentos e crenças limitantes, fazendo com que os participantes possam refletir sobre as suas atitudes, perdoarem-se e notarem que são responsáveis pela realidade em que estão inseridos.

Yoga

Para muitos, o yoga pode ser considerado uma forma de meditação. Isso porque engloba um conjunto de filosofias, teorias e práticas meditativas.

Dentro da técnica, existem ramificações que desenvolvem qualidades emocionais dentro de nós, como a calma, autoconhecimento, autorrealização e desapego material.

Além disso, o yoga também potencializa nosso condicionamento físico, melhorando a postura, força e flexibilidade. Todos esses elementos trabalham em conjunto para que encontremos um equilíbrio entre nosso mundo interno e externo.

Meditação Sudarshan Kriya

Sudarshan Kriya é um tipo de meditação que leva em consideração os ritmos naturais específicos da respiração, procurando harmonizar o corpo e as emoções. O foco é reduzir o estresse, a fadiga e sentimentos prejudiciais, como a frustração e a depressão.

Quando experimentamos alguma emoção negativa, a nossa respiração tem o ritmo alterado. A raiva, por exemplo, deixa a respiração curta e rápida. Quando estamos tristes, o ciclo respiratório torna-se longo e profundo.

Portanto, a prática visa resgatar o ritmo “original” do corpo através da respiração, trazendo-nos equilíbrio, e consequentemente, um maior bem-estar.

Meditação Qigong

O foco da meditação Qigong é aumentar a nossa vitalidade por meio de uma série de exercícios físicos e mentais. Além disso, a técnica integra a Medicina Tradicional Chinesa, junto com a acupuntura, fitoterapia, moxabustão, dietoterapia e o tui-ná (equivalente à ortopedia e fisioterapia).

A prática promove um estado de relaxamento e atenção, sempre procurando promover a manutenção de nossa energia.

Meditação Acem

A meditação Acem tem foco na repetição de sons, sem significados. O objetivo é que nós consigamos lidar com nossos pensamentos, libertando onosso poder interno.

Meditação de concentração

Mantras (sons), formas geométricas ou cores são o ponto de atenção. É comum nas práticas hinduístas e budistas. Os praticantes concentram-se num desses aspectos e focam pensamentos e emoções a esses elementos.

Meditação dinâmica

Criada especialmente para os ocidentais, a técnica da meditação dinâmica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos que visam conectar-nos com o presente.

Como escolher o tipo de meditação ideal

Todas as formas de meditação trazem vantagens e é importante analisar a situação em que você se encontra na vida para entender qual técnica que mais se adapta às suas necessidades.

Entretanto, vale a pena lembrar que, independentemente da vertente meditativa que você escolha, todas irão funcionar trazendo benefícios, como o aumento da concentração, redução do estresse e uma maior consciência corporal e emocional.

Benefícios da meditação

A meditação traz uma série de benefícios emocionais, como:

  • Tranquilidade
  • Maior atenção
  • Concentração
  • Diminuição da ansiedade
  • Redução da depressão
  • Aumento da criatividade
  • Melhora da qualidade do sono

Além disso, a meditação aprimora uma série de características da nossa personalidade. Veja a seguir:

  1. Promove bem-estar

Ao estarmos mais atentos ao momento presente, evitamos diálogos internos sem sentido. “Quando fazemos isso, diminuímos fantasias negativas e ‘achismos’ sobre os outros”. Com isso, temos um aumento do bem-estar.

A falta de concentração facilita que sejamos “sequestrados” por pensamentos autodestrutivos, que invalidam a nós mesmos e roubam o tempo da nossa rotina. A meditação oferece o caminho inverso.

  1. Eleva o autoconhecimento

Com a mente mais focada no “agora”, é possível ter mais clareza para perceber os próprios sentimentos e intuição. Isso leva-nos a tomar decisões que contemplem a nossa identidade, aumentando nossos níveis de assertividade.

  1. Liberta de crenças limitantes

Quando aprendemos a lidar de uma maneira saudável com os nossos sentimentos, conseguimos ter uma visão ampliada do mundo. Isso faz-nos focar em questões do presente, ao invés de relembrarmos acontecimentos passados. Isso liberta-nos de crenças limitantes que não cabem mais nas nossas vidas. Deixamos de nos definir pelos nossos erros.

Meditação para dormir

Todas as formas de meditação são aliadas no combate à insônia. Como o corpo e a mente estão mais relaxados, é mais fácil ter uma boa noite de sono.

mindfulness, estilo de meditação que pratica o foco e a atenção plena, pode ser ideal para dormir. Afinal, auxilia para que nos concentremos mais para dormir, já que diminui o estresse e a ansiedade, fatores prejudiciais ao sono.

Meditação para ansiedade

A meditação diminui os sintomas da ansiedade, mas o recomendável é que haja o acompanhamento de um especialista em casos mais graves.

A meditação guiada, por conter sons que trazem tranquilidade e mensagens positivas, pode ajudar a nos acalmarmos em picos e crises, além de ser uma boa alternativa como terapia complementar à psicoterapia e medicações.

Meditação no combate à depressão

A meditação não cura distúrbios emocionais, mas serve como um tratamento complementar. Para superar doenças como a ansiedade e depressão, é necessário unir esforços de várias áreas.

Meditar durante a rotina

Para quem passa a maior parte do dia fora de casa, existe a possibilidade de frequentar estúdios de meditação, ou então, incorporar a técnica em pequenos momentos da rotina, seja no trabalho ou em alguma atividade cotidiana.

Meditação para crianças

As crianças podem começar a meditar desde pequenas. Um dos países que já adotou a medida foi o Reino Unido. Lá, as crianças são ensinadas a praticar o mindfulness a partir dos cinco anos de idade. Como resultado, eles adquirem maior capacidade de concentração e autocontrole nos seus comportamentos.

Para funcionar, o truque é realizar curtos períodos da prática, porque a energia e foco das crianças são limitados. Os cérebros das crianças ficam cansados com tantas exigências e atividades que carregam um grande nível de estresse e ansiedade. Portanto, a técnica não deve potencializar essas sensações prejudiciais. O ideal é que a meditação possa ser uma oportunidade para os pequenos relaxarem, desacelerem e tenham mais consciência corporal e emocional.