Toda criança, sem exceção, sentiu-se ferida em algum momento da sua infância. Sim, todas. É normal pais e mães sofrem quando ouvem isso, mas faz parte da evolução e da missão de vida de cada um. É realmente inevitável.

Seja a criança provinda de famílias funcionais ou não, com traumas mais profundos ou com infâncias bastante saudáveis, em algum momento ela registou e interpretou determinado evento (ou eventos) de forma negativa, causando-lhe dor e gerando uma ferida emocional.

O amor não foi sentido de forma plena, o suporte esperado não veio, a proteção necessária não lhe foi dada, a inclusão não aconteceu… Isso gera então sentimentos de insignificância, de incapacidade, de não merecimento, de desamor. E diversos bloqueios desenrolam-se a partir daí. 

Crescemos e desenvolvemos estratégias para suportar a dor sentida e para nos proteger de novas reincidências:

  • A criança que viveu severas críticas ou uma disciplina rígida na infância, e passa a incorporar um severo crítico interno. Assim ela mesma se critica incessantemente, acreditando que dessa forma se pode proteger das críticas externas;

  • A criança que percebeu que o amor não vinha gratuitamente e passa a acreditar que precisa “comprar” o amor dos outros, modelando seus comportamentos e atitudes na busca incessante por agradar aos outros e assim ser amada;

  • A criança que registou uma dubiedade na figura de autoridade, ora percebendo-a de forma amorosa, ora percebendo-a de forma excessivamente dura e insensível e passa a desenvolver um senso de desconfiança exagerado com tudo e com todos;

  • A criança que experienciou um abuso da sua inocência (seja através de abusos verbais e/ou físicos) e passa a criar uma máscara superprotetora de “eu sou forte”, testando os outros através de sua força. Ou ainda, desenvolve outra proteção com a máscara de “eu não sinto”, bloqueando o acesso aos sentimentos e desenvolvendo prioritariamente as capacidades mentais.

Entre outras feridas/registros e formas de interpretação que geram, por consequência, estratégias diferentes de bloqueio e proteção para sobreviver no mundo adulto.

Os traumas podem ser severos algumas vezes, mas independentemente da profundidade do trauma e da marca que ele deixou, o desenrolar dos bloqueios acontece inevitavelmente. Bloqueios que nos causam dor, que nos trazem problemas de relacionamento, nos travam a fluidez da vida e surgem nos momentos mais inoportunos ou na hora das decisões mais difíceis.

Vasculhar essa infância causa medo, às vezes pavor! “Não quero remexer nisso, não quero sentir isso de novo”, ou ainda tentamos racionalizar “Eu não tenho nada a ser trabalhado”. Mas enquanto não nos dispusermos a esse retorno, manteremos nossa criança ferida lá, sozinha num quarto escuro, abandonada, chorando e sentindo a dor que estamos, arduamente, tentando evitar.

“Toda a espiritualidade é sobre aliviar o sofrimento.”

Buda

“Espiritualidade é para quem busca entendimento, religião para quem busca recompensa.”

Luiz Carlos Mathias

“O grande desafio da Espiritualidade é você continuar crente, sem sentir, sem ver, sem experimentar e ainda dando tudo errado.”

Augustus Nicodemus

“Para atingir um nível maior de espiritualidade, temos de deixar a zona de conforto e nos aventurar no desconhecido.”

Karen Berg

“É fácil amar alguém quando tudo está perfeito. É manter este amor nos momentos imperfeitos que o torna incondicional.”

Karen Berg

“No dia em que você sentir que o mundo inteiro é sua casa, que o céu é seu teto, que a terra é seu piso e que cada árvore é seu jardim, então você estará realmente em casa.”

Ravi Shankar

“Se não acreditarmos que temos o poder de superar um problema, o problema nunca será superado.”

Rav Berg

“Quanto mais você conseguir limitar os pensamentos negativos, tanto mais forte a sua mente se tornará.”

Michael Berg

“Todas as pessoas possuem um destino infinitamente mais rico do que pensam.”

Michael Berg

“A ciência não provou ainda a espiritualidade porque não sabe o lugar onde procurar.”

Wesley D'Amico

“Se você só «sabe» sobre espiritualidade e não a pratica, então não sabe nada.”

Swami Paatra Shankara

“Muito estudo e pouca espiritualidade, levam as pessoas serem pequenas demais para compreender a grandiosidade da Universo.”

Sid Aguiar

“O Poder Pessoal é o apoderar-se de si mesmo.”

Sthan Xanniã

“O grande milagre é o Aqui e o Agora com consciência.””

Sthan Xanniã

“Para estar disponível para sí, é preciso saber se desapegar (do medo de sofrer, do medo de perder, etc).”

Sthan Xanniã

“O novo assusta porque, inconscientemente, pensamos não ter controle sobre ele.”

Sthan Xanniã

“Todo o sofrimento é um fator de alerta para a necessidade de mudança, ele funciona como um sinal de abrandamento por proximidade de stop e cruzamento.”

Carlos Dionísio

“As crenças são, de acordo com a sua qualidade, o que nos afasta ou aproxima da nossa essência, elas definem rigorosamente tudo o que nos condiciona ou impele a agir.”

Carlos Dionísio

“O processo de reciclagem das crenças não acontece ao nível da mente mas sim pela emersão dos valores da Alma”

Carlos Dionísio

Detalhes da Consulta

Esta consulta é presencial.

Cada sessão tem a duração aproximada de 1h 30m 

Faça já a sua marcação!