Tens medo de ser livre?

Antes de responderes pensa um pouco. O que é para ti a liberdade? O que é ser livre? Onde assenta a tua liberdade? Que alicerces a sustentam? O que valorizas para que a possas reclamar?

Onde achas que começa a tua liberdade e até onde ela te pode levar?

Ser livre implica responsabilidade, sabias? Aliás, não há liberdade sem responsabilidade. Então pergunto ainda: És responsável em todos os aspetos da tua vida? Sim porque, se em algum aspeto não fores responsável, é quase certo que não serás livre. Podes até achar que sim, mas vais depender sempre de alguma situação ou de alguém.

Então antes de falares em liberdade, tenta perceber em que aspetos da tua vida, pessoal ou social, és realmente responsável.

És responsável pelo teu sustento? Produzes ou ganhas o que consomes? Ou vives dependente de terceiros, de familiares ou subsídios? És Livre?

És responsável pelos teus atos, pelas tuas palavras, ou tentas sempre encontrar sempre explicações externas para tudo o que te acontece? És Livre?

Subjugas a tua criatividade, as tuas ideias aos princípios dos outros? Acabando sempre por te juntares, integras-te, mesmo que no fundo não concordes. És Livre?

Ficas preocupado com a opinião dos outros, sobre ti e sobre o que pensas? Moldas-te para não te sentires rejeitado, não assumes a responsabilidade de seres quem és, de fazer valer a tua originalidade. És livre?

Vives e pautas a tua vida por princípios e crenças que te foram impostas, não assumes a responsabilidade de romper com o passado. És Livre?

Dependes diariamente da aprovação do teu parceiro, do teu patrão, dos teus amigos e colegas. Muitas vezes sufocas a tua vontade. És Livre?

Sacrificas anos da tua vida acreditando no trabalho esforçado, sem retorno e sem alguma espécie de prazer no dia a dia. Com isso obrigas-te a cumprir e a deixar de viver, lembra-te que vive-se todos os dias, não apenas ao fim de semana ou nas férias. És Livre? És responsável por cumprires tantas obrigações, mas deixas de ser responsável pela tua liberdade.

Precisas que gostem de ti, que muita gente goste de ti, do que dizes, do que fazes, que gostem das tuas fotos, que gostem da tua vida. Precisas assim tanto disso? És Livre? Não te sentes preso a tudo isso?

Precisas que a pessoa que está ao teu lado te diga constantemente que te ama, ao ponto de vulgarizares essas palavras. Dependes disso. Para te sentires seguro? Pleno? E se assim não for como te sentes? És Livre?

Precisas que admirem o teu trabalho, que te reconheçam, fazes tudo por isso, e se não te reconhecem? se não te valorizarem? como te sentes? Repara como ficas tão dependente. como fica a tua autoestima? És Livre?

Ficas constantemente agarrado ao passado, ao que foi, ao que podia ter sido, preso a situações, a emoções que foram vividas e que agora só vivem dentro de ti. Repara como ficas aí tanto tempo. És livre?

E o futuro? A ansiedade. Consomes tanto tempo nessa espectativa, abdicas do teu presente pela incerteza do futuro. Achas-te livre?

Torces pelo teu clube, pelo teu partido. Aplicas-te, gastas parte da tua vida a defender esses emblemas e entregas a tua realização, os teus momentos de felicidade e tristeza ao sucesso a algo que não depende em nada de ti. És Livre?

Vives na angústia da perda, de perder o emprego, quem amas, o que tens, a tua vida. Pautas a tua existência com esses medos, deixas assim de viver tudo o que existe para lá desses medos, eles prendem-te. És Livre?

Aceitas viver numa comunidade que te impõem leis, educação, regras que não servem a tua natureza. Mesclas-te com a maioria porque te é imposta, não queres assumir a responsabilidade da diferença, porque a diferença cada vez mais, incomoda, dá trabalho, não é aceite. És Livre?

Abdicas dos teus prazeres, dos teus momentos, porque há sempre quem dependa de ti, porque alguém te reclama constantemente. És Livre?

Não sabes dizer Não, quando se trata de escolher por ti, sentes o peso da obrigação de estar sempre disponível. És Livre?

No fundo sabes, pelo o que vives e já viveste que o caminho não é esse, continuas e não assumes a responsabilidade de mudar, inventas mil desculpas e segues. És Livre?

Sabes que fumar mata e continuas. Vives uma dependência. És Livre? Sempre que dependes de algo onde fica tua liberdade?

Sabes que a alimentação é fundamental para a tua saúde. O que comes? Se não te responsabilizas pelo que comes também não te responsabilizas pela tua saúde, pelo teu corpo. É provável que venhas a depender de médicos e medicamentos. És Livre?

Repara como aos poucos, vais comprometendo a tua liberdade, como ela se esfuma e dilui ao longo da tua vida, e sabes porquê? Porque não és responsável. Porque não te assumes em todos os aspetos da tua vida, porque passas o tempo a encontrar desculpas e razões que só são os reflexos do teu ego, da tua preguiça em assumires integralmente a tua vida e de seres quem és. Achas que isso não tem um preço? Achas mesmo? Que a irresponsabilidade não tem um preço?

Só te podes aperfeiçoar, sendo responsável, conquistando a tua liberdade, dando voz à tua intuição, porque só fazendo por ti poderás fazer algo de válido pelos outros. Mostra-lhes o teu caminho, o teu percurso de coragem, de responsabilidade e eles próprios vão entender como és livre e como se conquista a verdadeira liberdade e de onde ela vem.

Passas a entender agora que para seres livre não dependes de nada nem de ninguém, só dependes de ti, das tuas escolhas. Tu decides se queres ser livre, mas para isso tens de soltar tudo o que te prende como um balão de ar quente, quanto mais carga libertas mais ele sobe. Quando soltas, a liberdade surge naturalmente, porque tu nasceste com essa liberdade conquistada, só que ao longo da vida, lapidaste-a foste abdicando dela, e repara como ela te faz falta hoje que já adquiriste alguma consciencia.

Tu decides ser livre, ninguém o pode fazer por ti, entendes? Quando decides e soltas o que a limita, a liberdade passa a vir de dentro, brota do teu coração. Essa é a liberdade que ninguém te pode tirar porque ela está livre de tudo o que se passa fora e tal como o balão de ar quente ela sobe, sobe sem limites.

Todas as supostas liberdades vigentes no mundo material e que o ego, pessoal e social tanto valoriza, não se comparam a esta liberdade, porque na verdade nem isso são, são apenas insipidas liberdades concedidas pelo próprio ego. Esta liberdade de que falo vai muito para lá disso, ela permite-te ser, ela é uma condição fundamental para que o amor incondicional possa vibrar a partir de ti.

Quanto mais te agarras, quanto mais quiseres possuir, menos livre serás. Não são as grades nem os outros que te prendem, a prisão começa em ti e viverá contigo o tempo todo. Precisas encontrar a chave desses Cárceres a partir de ti, não tens de conquistar nada, a liberdade não se conquista porque ela já nasce contigo, só tens de a reclamar tomando consciencia dela.

A tua liberdade não termina onde começa a liberdade do outro, esta é uma expressão apenas válida para as liberdades ditadas pelo ego, da mente material e da justiça dos homens. As liberdades de cada um nunca se tocam, nem se limitam. Quando aprenderes a respeitar e a responsabilizares-te pela tua liberdade, naturalmente saberás que ela nunca tocará a liberdade de ninguém, porque ambas se completam, elas têm o mesmo propósito.

Sem liberdade não há amor, este amor de que falo só cresce em campos de liberdade por isso ,se queres realmente ser livre cultiva o amor e gradualmente vais perceber que a liberdade tomará conta de ti porque os dois são um só.

ESTE É O CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE, O CAMINHO DE REGRESSO À LIBERDADE.

Carlos Dionísio

25/11/2021