O estado puramente mental é que te arrasta e prende à matéria. A mente quer cálculo, é calculista, quer certezas confirmadas pela sua lógica, quer verdades concretas e palpáveis, daí a densidade da luta que travas contra a tua própria natureza. A mente rende-se apenas a si própria, tudo o que ela não certifica, pura e simplesmente rejeita. Ela vai procurar o conforto, vai promover a apatia da consciência para que se fique aí, ela só quer que se fique aí, contrariando a tua natureza espiritual, numa ilusão que fascina que vicia, mas que destrói, corrói,  e com o tempo, aniquila a tua capacidade de regeneração.

Sair do estado da mente é a única forma de entrares em contanto contigo, com o teu ser.

Quando estás presente a cada instante, essa mente calculista e controladora, não tolera esse estado porque a diminui e a desvaloriza, porque ela só sabe estar lá atrás ou lá à frente, na nostalgia do passado ou na ansiedade do futuro. Dois estados de densidade mental e de distração pura. Na ilusão de um controle ridículo, evidente, mas enormemente seguido por quase todos.

Quando assumes a tua presença no agora, a mente eleva-se ao seu estado superior. Podemos falar de uma mente inferior e outra superior, aquela que se manifesta no estado de presença. Aí ela passa a ser criativa e genuína sem qualquer influência do passado ou do futuro inexistentes. Quando te livras dessas duas amarras psicológicas da mente inferior, abres o canal, acionas a tua conexão com o Universo, ligas-te à energia criadora. Sim essa mesma, a energia da lei da atração e da causa efeito e de todas as outras leis do Universo.

Para Subires o teu estado vibracional é só e apenas, não ficares lá atrás nem lá à frente, é aí que encontras tudo o que precisas, é onde está a tua essência, onde ela manifesta a sua presença.

O passado e o futuro são como duas cenouras apetitosas e irresistíveis que segues porque não sabes quem és, acreditas que correndo atrás das cenouras do passado ou do futuro, isso te leva à felicidade. Diz-me: como podes querer encontrar a felicidade em dois sítios que não existem? Estranho não? Pois é, é por isso que há tanta gente infeliz, porque procuram no local errado. Pura ilusão.

O caminho da consciência espiritual é adverso e sinuoso, por vezes és confrontado com uma realidade muito diferente da que o teu ego ou a tua mente inferior preconizam para ti. Quase sempre é mais difícil soltares o que tens ou mudares o que és, do que abraçar o novo, isto porque muitas vezes o novo só se manifesta se soltares o velho, e é difícil porque te agarras ao que conheces e ao que controlas, porque continuas a acreditar que é na manutenção, na continuidade desse estado, que um dia saberás o que é ser feliz. Não digo que não encontres aí momentos de felicidade, mas repara, de onde brota essa felicidade? o que está na sua origem? coisas, objetos, dinheiro, status, poder, controle. E repara quanto tempo duram esses estados de felicidade… muito pouco… por isso procuras insistentemente mais e mais momentos desses, que são sempre poucos, não é? E sabes por que te sabem a pouco? Porque procuras no local errado. Essa não é felicidade que te preenche, essa é a felicidade que te ilude.

Seres criativos, criam a própria vida, não deambulam pelo acaso ou por realidades ficcionadas, eles têm os pés assentes na terra, têm raízes que os ligam a cada momento. É com esse enraizamento no presente que buscam o nutrimento que lhes moldará o futuro. Tudo na natureza só existe no presente, só isso conta. Nenhum dos reinos, mineral, vegetal e animal tem qualquer noção do passado ou do futuro, simplesmente existem. O Homem foge sempre dessa situação e por isso foge de si mesmo, foge à sua natureza.

Quando aceitas a tua natureza e te ligas ao presente, ligas-te à fonte, ficas ao volante da tua vida, só tens de aprender a ser tu, total e integralmente em cada instante o resto já não é contigo, é com a fonte, é ela que te devolve o que verdadeiramente é para ti. Não queiras controlar, não ponhas querer, não ponhas ambição porque aí já não estás nesse momento, percebes como isto é tão subtil? É só ser.

Aos poucos vais perceber como interpretar os resultados da tua nova vibração e a ter consciência da forma como interages com o universo, para que possas ter a perceção do que ele te devolve, se assim não for, ficas entregue ao acaso, às justificações da tua mente inferior, deixas de percecionar os sinais que te dizem que nada é por acaso, tudo tem uma causa e um efeito.

Quando começas a interagir conscientemente com o Universo, percebes o resultado das tuas ações e para onde elas te levam, não só das tuas ações, mas também dos teus pensamentos, das tuas emoções e sentimentos. É a qualidade de tudo isso, de tudo o que vives a cada instante que molda o que vais atrair para ti. Se adquirires consciência disto entras em estado de fluidez permanente com o universo e podes pela tua vontade e livre-arbítrio, escolher o que queres para ti, mas se vives sem essa consciência, demasiado preso ao que mente inferior te induz, continuas a interagir com o universo sim, mas atraindo na mesma proporção do que vives, sem a capacidade de alterar o rumo. Com isso surgem os sinais que tendem a direcionar-te, mas lá está…como não tens consciência deles não os entendes como tal.

Há uma regra básica que podes aplicar. Basta observares se a tua vida flui levemente, sem sobressaltos, internos ou externos ou se pelo contrário ela está recheada de luta, desconforto, descontentamento e conflito venham eles de fora ou venham do teu interior. Assim de uma forma simples, saberás para onde caminhas.

Com tudo isto, o que se pretende é que te encaminhes naturalmente, para a única coisa que realmente importa, a descoberta de ti, do teu Ser mais profundo, incluso, e escuso, no invólucro do teu corpo físico que transportas e que simultaneamente te transporta.

Tentar ser uma boa pessoa, aquela que não gera conflitos, sempre preocupada com os outros, ser socialmente respeitado e cumpridor, ou por outro lado aquela pessoa que vive focada apenas sobre si mesma. só por isso, não faz dessas pessoas seres que fluem com o universo, pois tudo acontece nas camadas mais profundas do teu ser e não como tu te julgas ou te julgam. Tens de ser genuíno e procurar nas tuas raízes mais profundas quem realmente és. A partir daí, não é o Mundo que te molda, mas sim tu que moldas o Mundo.

Por isso tens de estar preparado para a diferença, para adversidade, para a mudança que a tua própria mudança traz consigo. Nada é tão gratificante para quem teve oportunidade de experimentar muito da vida, saber e sentir que viver só acontece quando consegues saltar fora da ilusão que envolve esta dimensão. Até aí julgas viver, julgas ser alguém, mas nessa condição és apenas um projeto com potencial para Seres realmente.

Quando entenderes como fluir com o universo, finalmente vais perceber o significado de todos sermos um, de tudo estar interligado. Vais ter a perceção exata da ilusão em que estavas mergulhado. Esta é a verdadeira chave da vida. Quando atingires esse estado, vais querer ficar aí sempre, a cada instante porque é de cada instante que se faz o instante seguinte e assim sucessivamente, fluindo, simplesmente sendo quem és.

À conversa com o Mestre da emoção, Carlos Dionísio

8/11/2021