Ser Criativo, a porta para sabedoria interior.

A criatividade é o primeiro passo para a conexão com o lado intuitivo, a chave que abre a primeira porta do nosso lado inconsciente.
Um Ser sem criatividade é um Ser amorfo, rotineiro, condicionado à forma, às responsabilidades e ao medo, uma alma sufocada pelo peso da obrigação. Esse foco, castra totalmente a possibilidade do melhor que há em nós se revelar.

Encontrar uma forma de expressão criativa, desliga a obrigação e conecta-nos à intuição, faz crescer o lado da criança, da ingenuidade criativa que tivemos na infância. A criança quando faz um desenho conta uma história no seu imaginário que depois transpõem para o papel. Essa ligação que se estabelece para criar é a fonte da inspiração ligada ao nosso lado divino à nossa intuição que tudo sabe sobre nós.

Esse canal que se fecha ao longo da vida tem de ser aberto para que a vida flua como fluía quando éramos crianças, mas desta vez temos a consciência e a possibilidade de ver o impacto que isso tem nós.

Nascemos com esse canal completamente aberto, mas que se vai fechando porque não o valorizamos enquanto pais e educadores. Deixamos que ele flua na idade da inocência, mas à medida que as crianças crescem vamos desvalorizado a criatividade em prol do dever, da obrigação, dos valores socialmente padronizados e que nos empurram para um padrão social de não valorização do que mais genuíno e criativo nasceu connosco. É um desperdício de talento e é mesmo uma crueldade o que se faz ao tentar padronizar os comportamentos e as metas a atingir enquanto seres humanos.

Somos todos diferentes com capacidades diferentes, mas todos com igual importância na nossa estadia nesta dimensão. Não há ainda a perceção nem a consciência disso numa sociedade totalmente voltada para o lucro, para o poder e ascensão social, uma sociedade puramente materialista que nos castra e que nos “obriga” a ser tudo menos nós mesmos.

Quando acreditamos na nossa capacidade de criar, temos mais facilidade em acreditar no que não vemos, porque antes da criação se materializar temos de acreditar nela que é algo que ainda não existe no mundo material. Ela só se materializa depois de já existir noutra dimensão, na dimensão intuitiva que leva ao surgimento de um pensamento, de uma ideia.

Quando entramos no domínio do pensamento já estamos na fase de concretização material. O pensamento é uma ferramenta, não é criativo, o pensamento compara, mede, experimenta, calcula, mas tudo isso para servir a ideia base canalizada intuitivamente. Ele, o pensamento é apenas uma ferramenta mais ou menos trabalhada que nos permite concretizar o que nos chega intuitivamente. Quando estudamos e trabalhamos ao nível do cálculo, do pensamento racional, estamos a penas a aperfeiçoar essa ferramenta que nos dá apenas a maior ou menor capacidade de pôr em prática o que nos chega intuitivamente.

Nem sempre precisamos ter esses recursos, nem sempre precisamos ter a capacidade de manipular a matéria para pôr em prática a nossa criatividade. Uma boa ideia terá sempre muita gente que a queira pôr em prática e dessa forma não precisamos de “baixar” para concretizar, o que nos permite ficar mais tempo conectados ao lado criativo.

Este é o primeiro passo para darmos voz ao nosso inconsciente para que gradualmente entendamos quem realmente somos e o que queremos da vida.

Quem não acredita na sua capacidade de criar algo terá muita dificuldade em crer em algo que não surja do seu intelecto, da sua constatação material das coisas.

Trabalhar o lado intuitivo e a fantasia criativa é de extrema importância, pela experiência vivida nesses Momentos e não tanto pela obra em si a realizar. O estado meditativo que se experimenta no processo criativo é libertador, obriga a desligar a mente a desligar o foco das obrigações. Quando tiramos o foco das coisas, elas perdem importância, deixam de pesar tanto porque nós abrimos para o outro nosso lado, para o nosso mundo interior.

A dificuldade em fazer este trabalho, esta mudança, pode ser muito grande, porque ter uma ideia onde ser criativo já é ter de ser criativo, isto principalmente para quem tem esse lado completamente ofuscado e aparentemente perdido no tempo.

Para a maioria das pessoas que se veem fechadas numa vida cheia de obrigações, responsabilidades, metas, objetivos, rotinas etc, falar em ser criativo é como mostrar a savana a um leão enjaulado, parece algo impossível de alcançar, muitas vezes nem é por falta de tempo, mas porque não conseguem entender em que medida isso pode ser transformador nas suas vidas. Encontrar algo onde possam expressar-se criativamente é também extremamente difícil porque essa faculdade perdeu-se prematuramente na infância e juventude deixando de fazer parte das suas vidas e do seu dia a dia.

Como fazemos para recuperar a nossa fantasia criativa?

Não é preciso ir a correr fazer um curso de pintura, aprender piano, ou outra arte qualquer. A criatividade no ser humano não se cinge apenas às artes, este é mais uma falácia que nos é incutida na nossa formação. Nem todos podemos ser artistas, mas todos temos de ser criativos. Temos de encontrar sempre formas de criatividade mais subtis, menos visíveis talvez, mas que expressam de igual modo a nossa fantasia criativa.

Para recuperar esse dom submerso tem de olhar primeiro para a sua vida que está a viver agora, o que o rodeia, como se sente em relação ao trabalho, às relações, à família, é aí numa primeira fase que tem de encontrar a sua criatividade. Não a criatividade que produz um objeto ou uma ideia, mas sim a criatividade que pode mudar a sua vida, ou uma simples rotina colocando-o em situações novas criadas por si.

Ser Criativo pode ser simplesmente aprender a dizer não, aprender a fazer escolhas por si, a dar-se prioridade, a não aceitar quando não lhe apetece, a procurar alternativas, a romper com o que já não lhe traz satisfação.

Aprenda a criar alternativas, formas diferentes de se organizar, de interagir com o que o rodeia. Quando você é criativo a sair da sua zona de conforto obriga-se a ser ainda mais criativo para viver o novo.

A criatividade está em todo o lado, mas se não a consegue ver tente apenas mudar algo no seu dia a dia, mude mesmo que não lhe pareça necessário, verá que logo será obrigado a ser criativo porque ao mudar você confia no desconhecido que essa mudança lhe traz, algo que você nunca iria imaginar se não arriscar, se não acreditar em si e na sua capacidade de ser diferente e autêntico.

Quando praticamos estas formas de criatividade vamos abrindo espaço para que o nosso lado intuitivo cada vez se manifeste mais em nós e para isso basta apenas dar prioridade aquilo que somos genuinamente. Esse canal vai sendo trabalhado, vão chegando cada vez mais intuições e vamos percebendo cada vez mais o impacto que elas têm na nossa vida. A sensação de liberdade vai apoderando-se de nós e torna-se quase viciante, imparável, esse canal intuitivo abre-se e gradualmente vai-nos sendo revelada uma verdade antes inimaginável, a nossa verdade. Múltiplas formas de criatividade vão-nos sendo reveladas, o canal abre-se e jorrará em nós tudo o que nos leva ao encontro de uma verdade outrora oculta pelos padrões mentais do ego.

Desta forma você já tem um recurso, uma forma de iniciar o seu percurso espiritual, se puder acompanhar com outras práticas como a meditação por exemplo, será excelente, vai ser de grande valia pelo equilíbrio vibracional que lhe pode trazer.

A coragem e a criatividade que colocar na mudança do seu padrão de vida é que marca o início da sua jornada espiritual, tudo o resto são apenas incentivos e processos que o podem levar à tomada de consciência tal como este texto o é.

Entenda que só você pode alterar o seu rumo, só você pode alterar aquilo que você mesmo construiu até hoje, ninguém pode fazê-lo por si. Resgatar a criança e o lado criativo que há em si é o princípio. Essa criança que apenas quer estar bem, que quer ser feliz apenas porque sim, sem justificações, sem cargas, sem medo.

Com o tempo você entenderá que pode conseguir tudo o que precisa, não pela mente, pelo esforço e pela obrigação, mas sim por aprender a vibrar na sua energia mais autêntica, por deixar fluir em si essa energia do Universo pois é por esse canal intuitivo que ela se manifesta, enquanto não o fizer você estará privado do recurso mais maravilhoso que existe em si.

Seja criativo, seja um criador, crie a sua própria vida, a mais bela, a mais serena, a mais autêntica, a mais libertadora.

“A mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional um servo fiel. Criamos uma sociedade que honra o servo e esquece o dom” Albert Einstein

27/7/2020

Carlos Dionísio