A capacidade de estar no presente, sem vaguear pelo passado e pelo futuro, manifestando qualquer tipo de preocupação ou ansiedade, é de tal forma poderosa que muda completamente o nosso estado de consciência perante a vida. Esse poder reside em cada instante onde conseguimos estar plenamente conscientes dos atos e dos pensamentos que estamos a ter. Quando estamos fixados no passado ou demasiado projetados no futuro, somos invadidos por uma espiral de emoções e pensamentos que nos deixam num vazio existencial pois perante elas, se não formos conscientes, nada conseguimos fazer nesse momento. Essas emoções alteram o nosso estado energético obrigando-nos a viver em permanente ansiedade, irritação dor e preocupação.
Estar presente ou não estar presente equivale a “Ser” ou “Não Ser” – eis a questão! Quando estamos presentes somos nós, conseguimos “Ser”, quando nos perdemos nas questões do passado e futuro estamos a “Não Ser”. Se conseguimos Ser adquirimos a capacidade em cada instante, de nos conectarmos com o Universo porque ele sabe reconhecer a nossa verdade. A forma como vivenciamos os momentos faz crescer em nós a serenidade necessária ao contacto com a nossa alma, com a nossa essência. Desse contacto nasce a vibração que nos permite aí sim, mudar o nosso futuro, não pela forma como o projetamos mas sim como consequência da maneira como vivemos o presente.
Quando passamos a entender cada momento como algo poderoso que nos leva a transmutar a nossa existência de acordo com o que é realmente para nós, encontramos a fórmula que nos permite interagir com o Universo através das suas leis, conseguimos ter verdadeiramente nas nossas mãos a nossa existência. Se temos o ego e os seus princípios como dominantes na vida já mais conseguimos essa conexão porque ele não aceita o Agora, ele quer sempre mais no futuro e vai ao passado justificar as nossas escolhas, é como uma roda em movimento onde o Agora está no centro e o ego se movimenta numa força centrifuga que nos distância da nossa essência, ele anda constantemente às voltas num querer desmedido. Quando vamos ao centro encontramos a serenidade que nos distancia dessa roda viva e nos pacifica perante o nosso desígnio nesta jornada.
Estar sempre presente no dia-a-dia não é fácil, é preciso entender muito bem o processo, ser persistente e estar atento pois a tal força centrífuga está sempre lá a puxar. A Meditação é o melhor meio para começar e progredir na interação com o Agora, a sua prática continuada com o estudo e o entendimento das leis Universais, leva progressivamente ao crescendo desse estado de consciência espiritual. Gradualmente o estado consciente conseguido em meditação é trazido para o dia-a-dia, para cada situação, para cada evento, promovendo a mudança e o encontro de cada um consigo próprio.
Medite.